Trata-se de um importante Boulevard em Nova Iorque, no Brooklyn.
Começa na Grand Army Plaza e segue na direção leste, paralela a Atlantic Avenue.
Em cada trecho apresenta características distintas, mas basicamente consiste de uma ampla avenida com tráfego nas duas direções, através de seis faixas.
Há uma separação entre a avenida e ruas estreitas que lhe são paralelas, onde há árvores, bancos, estações do Metrô e caminho para pedestres.
Há também trechos de ruas com extensas ciclovias.
O Departamento de Parques de Nova Iorque, dá a seguinte descrição do Eastern Park, conforme disponível do Wikipedia:
"O primeiro parkway do mundo foi concebido por Frederick Law Olmsted and Calvert Vaux in 1866. O termo parkway foi dado por esses projetistas para designar esse tipo de estrada construída expressamente para o prazer de ali passear e dirigir ou dar acesso ao Prospect Park que também foi projetado por eles. Face a este propósito, o comércio foi ali restringido. O parkway foi construido da Grand Army Plaza para a Ralph Avenue (limite da "cidade de Brooklyn") entre 1870 e 1874. Olmsted e Vaux tinham a intenção que Eastern Parkway fosse o núcleo de um sistema de parques e parkways para a área de Nova Iorque. O plano nunca foi completado mas a ideia integrar o campo com a cidade, influenciou a construção da maioria dos parques e parkways em cidades através os EUA."
Atualmente, é no Eastern Parkway que acontece anualmente, na primeira segunda feira do mês de setembro, a chamada The Labor Day Parade (ou West Indian Carnival).
O evento atrai entre um e três milhões de participantes que apenas assistem ou seguem o desfile através da Eastern Parkway.
São representados nesta festa, as ilhas do Caribe através da participação inclusive de Trinidad e Tobago, Haiti, Barbados, Santa Lucia, Jamaica e Grenada. Da America do Sul participam países tais como Guyana e Suriname.
Estas celebrações iniciaram-se em 1920, e aconteciam em ambientes fechados, como o Savoy, Renaissance e Audubom Ballrooms, no bairro do Harlem. Contribuia para que fosse assim, o fato de realizarem-se em fevereiro mês de temperaturas baixas. Por outro lado, pela sua própria característica que inclui a música, estas condições logo se tornaram inadequadas, e o evento passou a se realizar nas ruas.
A primeira vez que estas celebrações aconteceram na rua foi em 1947, e o desfile foi através da Sétima Avenida, começando na Rua 110.
Em 1964 ocorreu a proibição de que essas festividades continuassem a ser realizadas no Harlem, e desde então passaram a ser em Crown Heights, em Eastern Parkway, até hoje.
Separarei as fotos que ilustrarão a postagem, para mostrar separadamente primeiro o Eastern Parkway e depois um pouco da Carnival Parade.
Fotos de Eastern Parkway:
A internet tem muitos videos da Carnaval Parade, contudo sem a qualidade que apreciaria ter neles encontrado para justificar a seleção de algum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.