A Igreja Episcopal de São Tomás na Quinta Avenida, do ramo americano da Comunidade Anglicana, é a quarta igreja de um histórico que começou em 1823, quando em outro local, no cruzamento da Broadway com a Houston Street, ela foi pela primeira vez estabelecida. O fogo a destruiu em 02 de março de 1851.
A primeira igreja fundada em 1823.
Uma segunda igreja foi então construída no mesmo local em 1851-52, a qual funcionou até 1870, quando foi transferida para o endereço atual, na Quinta Avenida.
A terceira igreja foi construída de 1865 a 1870, e a sua característica dominante era uma torre de aproximadamente 79 m (estátua da liberdade tem 93 m). Esta igreja situava-se entre as mansões da Quinta Avenida e foi palco de muitos casamentos e serviços fúnebres da sociedade Nova Iorquina. Tragicamente a igreja incendiou em 1905 só tendo restado a dua torre.
A terceira igreja, já na Quinta Avenida.
E finalmente, a quarta igreja que é a atual, foi construída de 1911 a 1916. A sua estrutura ficou pronta em 1914. Os seus arquitetos foram Ralph Adams Cram e Bertram Grosvenor Goohue e o estilo arquitetônico é o gótico francês.
Igreja atual.
As muitas esculturas e decorações,como estas da fachada, são de Lee Lawrie.
A música tem grande destaque na liturgia da igreja, que tem um coro composto por crianças e adultos profissionais, com o apoio da escola St Thomas, fundada em 1919.
Foto do seu interior:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.