domingo, 21 de julho de 2013

The High Line.




The High Line é a denominação para um trecho de 1,0 mi (1,6 km) de uma antiga linha férrea na cidade de Nova Iorque, construída em 1930. O trecho tem 1,45 m (2,23 km) de extensão.

O trecho de 1,6 km que compreende duas das três secções é o que atualmente (2013) encontra-se aberto para visitação. 

A sua construção teve por objetivo evitar que os trens continuassem a circular por entre os habitantes do bairro e edificações industriais da zona oeste da cidade.

Apesar de todas as precauções, a 10th Avenue chegou a ser conhecida por avenida da morte, devido aos acidentes que naquela época ali aconteceram. 

Por isso a High Line foi construída elevada 10 m acima do solo, como parte de um sistema ferroviário complexo, por onde os trens começaram a circular, a partir de 1934. 

Desativada desde 1980, cogitava-se de que fosse então demolida.

Em uma demonstração do que pode conseguir uma comunidade ativa em beneficio público, cidadãos Nova Iorquinos organizaram-se para pleitear junto às autoridades e iniciativa privada, a transformação daquele espaço em um parque elevado linear.

Em 1999, sob a ameaça da demolição, foi criada uma organização denominada Amigos da High Line, sem fins lucrativos, que lutou para preservar e transformar a sua estrutura.

Eles foram buscar inspiração para o projeto, no já existente Promenade Plantée, de Paris, Inaugurado em 1993 com 3 mi (4,8 km) de extensão.

A ideia tornou-se realidade, quando a secção 1 da High Line, situada mais ao sul, foi inaugurada no dia 8 de junho de 2009.

A secção 2 seria inaugurada dois anos depois, em 7 de junho de 2011.

A secção 3, situada a nordeste, está prevista para inaugurar durante o ano de 2014.

O High Line recebe anualmente, mais de um milhão de visitantes, o que o torna um dos parques mais visitados por unidade de área.

O parque oferece várias atrações para os visitantes e frequentadores em geral, cujas opiniões sobre o local costumam ser muito favoráveis.

Fotos do High Line:




















A foto abaixo, é da Bell Laboratories Building em 1936, e ilustra a conexão dos trens com algumas fábricas e armazéns através dos quais eles passavam. 


Esse trecho da High Line ainda existe.

Concluindo eu diria que os visitantes da High Line costumam ressaltar o quanto o lugar é especial e importante de conhecer, chamando atenção para a admirável  solução urbana ali implementada.

Ressaltam a vista de alguns pontos que se tem do rio Hudson, e as pessoas  que para lá vão apenas para descansar, observar, caminhar, correr, ler, aproveitar os espaços culturais ou simplesmente para conhecer. 

Uma das escadas da High Line fica nas vizinhanças do Chelsea Market, outra atração turística cuja visita é também recomendável.

Ainda que possa parecer fora de propósito, eu terminarei dizendo que se pode ir a pé da famosa loja de eletrônicos B&H até um dos acessos à High Line. A B&H fica no cruzamento da 34th Street com a 9th Avenue. Deve-se seguir até a 24th Street, e virar à direita em direção a 10th Avenue. No cruzamento há uma escada de acesso à High Line.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.